o tom ré

Sobre o Ré como centro do nosso sistema de tons. Se não uma explicação, pelo menos a apresentação das razões e considerações que me levaram a tal percepção e entendimento.

pesquisa sonora e musical

Seja como compositor, músico ou professor, sempre senti um forte desejo de compreender o efeito que o som e a música têm sobre as pessoas e o meio ambiente. Qual o significado e que sentido tem esse monte de tons e tempos que despejamos nos ouvidos dos outros?

Marcelo S. Petraglia – 1961 Educador Musical formado pela ECA-USP, especialista em Musicoterapia pela FMU, Mestre em Biologia pela UNESP-Botucatu e Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Entre 1985-1988, ampliou sua formação em canto e composição musical no Emerson College (Reino Unido) e na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte

figuras vibratórias

tomando uma placa de metal ou vidro, espalhando uma fina camada de areia sobre ela e passando um arco de violino em sua borda fazendo-a vibrar, Ernst Chladni (1756-1827) observou que a areia formava surpreendentes padrões geométricos.

o harmonógrafo

o harmonógrafo é um “brinquedo científico” composto por um conjunto integrado de pêndulos que acionam uma caneta. Esta registra no papel o movimento resultante do sistema.