atuação

Marcelo é docente e palestrante convidado em diversas instituições no Brasil, onde aborda temas relacionados à música e sua atuação no ser humano e no meio ambiente. Ministra cursos especializados para músicos, professores e terapeutas.

Criou em 1994 a empresa OuvirAtivo, para pesquisa e produção de instrumentos musicais, onde também desenvolveu intenso trabalho de oficinas sobre diversos temas relacionados à música e à educação musical.

Fundou em 2015, juntamente com Anna Metzler e Heloise Ferreira o Instituto OuvirAtivo – música & desenvolvimento humano.

projetos atuais

  • Antropomúsica – docente e coordenador.
  • IDW – Instituto de Desenvolvimento Waldorf.
  • UniItalo – Pós Graduação em Pedagogia Waldorf: Princípios e Fundamentos
  • ONG Vocação – Desenvolvimento de Educadores Sociais

parcerias com empresas que desenvolvem trabalhos no âmbito organizacional:

  • Metanóia – Educação nos Negócios – São Paulo-SP.
  • ADIGO – Desenvolvimento Empresarial e Familiar
  • EcoSocial
  • Agentes da Mudança

Atua desde 1998 em projetos de desenvolvimento organizacional tendo conduzido oficinas com atividades musicais para as seguintes empresas:

Abbott – Brasil / ABN-AMRO / Banco Itaú / BASF / BBV – Banco / Byofórmula / Bosch – Freios / C & A / Companhia Agrícola Botucatu / Cory – Produtos Alimentícios / Electrolux / Embelleze / Embraer / Gessy-Lever / G-Tec / IDC – Brasil / Instituto EcoSocial / Irbex – Confecções / Laboratório Fleury / Metanoia / Multialloy / Natura / Novelis / O Boticário / Orbitall / Petrobras / Porto Seguro – Seguros / RAW Material & RAW Alumínio / Roche / Solair – Pine Bank / SABESP / Grupo São Martinho / Scania / Semco / SENAC / Shell / Siemens / Solutia / Socks.Co / Visanet / Weleda.

atuou como docente nos seguintes projetos ou instituições

  • Compasso Virtual – Poiesis – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
  • Projeto de Pré Graduação – Terranova.
  • FMU – Pós Graduação em Musicoterapia.
  • Associação Sophia de Educação Antroposófica.
  • Curso de formação para músicos atuantes em hospitais e instituições de longa permanência – Hospital Premier – São Paulo-SP.
  • Colégio Micael – São Paulo – SP
  • Aitiara Escola no Campo – Botucatu – SP
  • Centro de Formação de Professores Waldorf – SP
  • Seminário Waldorf de Campinas – SP
  • Escola de Euritmia de São Paulo – SP
  • Instituto Elo – Botucatu – SP
  • Instituto Visão Futuro – Porangaba-SP.
  • Projeto Educação – AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – desenvolvimento musical para professores da Rede Municipal de São José dos Campos.
  • Capacitação de ADIs na Secretaria Municipal de Educação – Jacareí – SP.
  • Fundação Dom Cabral – MG
  • Circuito Gestão – Secretaria do Estado da Educação de São Paulo – SP
  • ABMA – Associação Brasileira de Medicina Antroposófica
  • De 1990 a 2004 foi docente e coordenador do SEPAPA – Seminário de Pedagogia Antroposófica para Professores Atuantes – Botucatu – SP.
  • IA – UNESP – Especialização em Arte Terapia
  • UniSanta – Santos-SP – Fundamentos da Pedagogia Waldorf.
  • Centro Universitário UniÍtalo.
  • Instituto Singularidades – Pós Graduação em “Autoconhecimento para a Formação do Educador”.
  • Conservatório Brasileiro de Música – Rio de Janeiro-RJ.
  • Universidade Sagrado Coração – Bauru-SP

produção artística – principais trabalhos

  • Luminescência (1993) para o Ballet Stagium
  • The Conference of the Birds (1994) para o Williams College – Massachussets (USA)
  • Os Três Cabelos de Ouro do Diabo (1994), Sonho Nauta (1995) e A Bela Líria e a Serpente Verde (1999) para o Grupo de Euritmia de São Paulo.
  • CD Terramóbile (1998)
  • Duo Instrumental (1994 – 2001) com Saulo Camargo.
  • A História do Natal (1998) – para coro infantil.
  • Oratório São João Batista (1999) – para coro, barítono e tambor.
  • O Rito do Som (2003) – apresentação musical com instrumentos de construção própria.
  • A Páscoa dos Elementos (2004) – para coro feminino, cordas e gongos.
  • Entre 1995 e 1997, com o Grupo de Euritmia de São Paulo, apresentou-se em diversas cidades brasileiras, na Argentina e em uma turnê pela Alemanha, Suíça, Áustria e Holanda.

principais publicações

  • PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP – São Paulo – SP, 2015.
  • PETRAGLIA, M. S.; QUEIROZ, G. J. P. O fazer musical em diálogo com a musicoterapia. In European Review of Artistic Studies, ISSN 1647-3558, vol. 4, n. 2, pp. 1-27. 2013
  • PETRAGLIA, M. S. A música e sua relação com o ser humano. Botucatu: OuvirAtivo, 2010.
  • PETRAGLIA, M. S.; GUERRINI, I.A. Efeitos complexos dos padrões sonoros em plantas. in Ensaios sobre caos e complexidade. GUERRINI, I. A. (org). Botucatu: FEPAF, 2009.
  • PETRAGLIA, M. S. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós Graduação em Biologia geral e Aplicada do Instituto de Biociêcias da UNESP – Botucatu, SP, 2008.
  • PETRAGLIA, M. S. Figuras Sonoras – o fenômeno da interação vibração substância. CDRom Botucatu: OuvirAtivo, 2005.

 
Para mais informações, acesse o currículo da plataforma

Comentários fechados.