fundamentos da arte musical

Formato: Online com duração de 4 meses.
Apresentação
Este programa oferece um estudo sobre os elementos tonais e temporais da música, tendo como método uma abordagem fenomenológica, ou seja, se dá mediante a escuta, experimentação e reflexão direta com o material musical. Para isso trabalharemos com perguntas tais como:
- O que de fato ouvimos quando ouvimos música?
- Que forças vivem e operam nas estruturas tonais e temporais de uma melodia ou progressão harmônica?
- O que a música tem a nos dizer sobre o tempo, o espaço e o movimento?
- Qual papel, qualificadores como intensidade, timbre e registro, têm na experiência musical?
Este estudo será, em boa medida, inspirado na obra de Victor Zuckerkandl, talvez o maior fenomenólogo da música do Sec. XX.
A quem se destina:
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música tornando sua prática mais efetiva e consciente, seja ela voltada a performance artística, pedagógica ou terapêutica.
Espera-se do participante:
- Uma compressão básica dos termos musicais e noções de escrita/leitura musical.
- Acesso ao ambiente digital.
- Interesse pelos aspectos sutis, teóricos e filosóficos da música.
- Disposição para a leitura, para o debate e para usar seu potencial criativo como caminho de aprendizado.
Como acontece:
Os encontros serão uma mescla de explanações dialogadas, leituras, audições, exercícios e discussões; sempre com espaço para perguntas e troca de opiniões.
Serão indicadas leituras e audições, bem como a realização de exercícios entre os encontros com o propósito de aprofundar e consolidar o estudo.
O estudo se desenvolverá por meio de uma mescla de explanações dialogadas, audições de peças, leituras comentadas e pequenos exercícios de criações musical, sempre com espaço para perguntas e troca de experiências. As atividades práticas servirão como meio para a uma melhor apropriação dos conceitos abordados.
Ao longo do período do programa os participantes terão acesso à plataforma de estudos virtual Também será criado um grupo no aplicativo Telegram para avisos e uma comunicação mais ágil entre os participantes.
Vagas: 16
Formato e datas 2024
a definir
Carga horária: 18h
Investimento:
A ser acordado individualmente com cada participante conforme a proposta do AcordeSocial. Clique aqui para saber como funciona.
Tópicos do estudo (não necessariamente nesta sequência)
1 – introdução
- considerações sobre a linguagem – paradoxos, limites e benefícios: a palavra como veículo da consciência.
- as distintas abordagens do estudo da música e a fenomenologia.
- uma palavra sobre Victor Zuckerkandl.
2 – o ouvido, os sons e a música
- esclarecendo os conceitos de vibração acústica / frequência / ruido / som / tom.
- escuta sonora e escuta musical.
3 – estruturas tonais e suas qualidades dinâmicas
- tons como entes sistêmicos.
- altura tonal e intervalos.
- tríades e outras configurações tonais.
- a questão da 8va.
- consonância e dissonância.
- configurações pentatônicas, diatônicas e cromáticas.
- campos de força nas escalas e modos.
- movimento tonal.
- estados harmônicos e a experiência do espaço enquanto força.
4 – estruturas e qualidades dinâmicas temporais da música
- tempo fluxo / tempo metrificado.
- elementos cíclicos – pulso / compasso / subdivisão.
- princípios binário e ternário.
- curtos e longos.
- células rítmicas.
- qualidades dinâmicas do ritmo e da métrica.
- qualidades dinâmicas na interação de tons e tempos.
- qualidades dinâmicas das pausas.
5 -qualificadores musicais
- intensidade
- timbre
- registro
- andamento.
6 – criação musical
- musicalidade.
- música e Vontade (uma consideração Schopenhaueriana).
- a música como “biografia”.
- pré ouvir / pós ouvir : o ouvido criativo.
- orientações gerais para os exercícios (instrumentação real, formas básicas – AB, ABA, ABACADA…,
7 – exercícios
- melodia simples – pentatônica / diatônica / cromática. (opção canção)
- experimentações temporais com a melodia.
- melodias complementares.
- cânone
- melodia acompanhada