tons & tempos

fundamentos da arte musical


Formato: Online com duração de 4 meses.

Apresentação
Este programa oferece um estudo sobre os elementos tonais e temporais da música, tendo como método uma abordagem fenomenológica, ou seja, se dá mediante a escuta, experimentação e reflexão direta com o material musical. Para isso trabalharemos com perguntas tais como:

  • O que de fato ouvimos quando ouvimos música?
  • Que forças vivem e operam nas estruturas tonais e temporais de uma melodia ou progressão harmônica?
  • O que a música tem a nos dizer sobre o tempo, o espaço e o movimento?
  • Qual papel, qualificadores como intensidade, timbre e registro, têm na experiência musical?

Este estudo será, em boa medida, inspirado na obra de Victor Zuckerkandl, talvez o maior fenomenólogo da música do Sec. XX.

A quem se destina:
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música tornando sua prática mais efetiva e consciente, seja ela voltada a performance artística, pedagógica ou terapêutica.

Espera-se do participante:

  • Uma compressão básica dos termos musicais e noções de escrita/leitura musical.
  • Acesso ao ambiente digital.
  • Interesse pelos aspectos sutis, teóricos e filosóficos da música.
  • Disposição para a leitura, para o debate e para usar seu potencial criativo como caminho de aprendizado.

Como acontece:
Os encontros serão uma mescla de explanações dialogadas, leituras, audições, exercícios e discussões; sempre com espaço para perguntas e troca de opiniões.

Serão indicadas leituras e audições, bem como a realização de exercícios entre os encontros com o propósito de aprofundar e consolidar o estudo.

O estudo se desenvolverá por meio de uma mescla de explanações dialogadas, audições de peças, leituras comentadas e pequenos exercícios de criações musical, sempre com espaço para perguntas e troca de experiências. As atividades práticas servirão como meio para a uma melhor apropriação dos conceitos abordados.

Ao longo do período do programa os participantes terão acesso à plataforma de estudos virtual Também será criado um grupo no aplicativo Telegram para avisos e uma comunicação mais ágil entre os participantes.

Vagas: 16

Formato e datas 2024
a definir

Carga horária: 18h

Investimento:
A ser acordado individualmente com cada participante conforme a proposta do AcordeSocial. Clique aqui para saber como funciona.


Tópicos do estudo (não necessariamente nesta sequência)

1 – introdução

  • considerações sobre a linguagem – paradoxos, limites e benefícios: a palavra como veículo da consciência.
  • as distintas abordagens do estudo da música e a fenomenologia.
  • uma palavra sobre Victor Zuckerkandl.

2 – o ouvido, os sons e a música

  • esclarecendo os conceitos de vibração acústica / frequência / ruido / som / tom.
  • escuta sonora e escuta musical.

3 – estruturas tonais e suas qualidades dinâmicas

  • tons como entes sistêmicos.
  • altura tonal e intervalos.
  • tríades e outras configurações tonais.
  • a questão da 8va.
  • consonância e dissonância.
  • configurações pentatônicas, diatônicas e cromáticas.
  • campos de força nas escalas e modos.
  • movimento tonal.
  • estados harmônicos e a experiência do espaço enquanto força.

4 – estruturas e qualidades dinâmicas temporais da música

  • tempo fluxo / tempo metrificado.
  • elementos cíclicos – pulso / compasso / subdivisão.
  • princípios binário e ternário.
  • curtos e longos.
  • células rítmicas.
  • qualidades dinâmicas do ritmo e da métrica.
  • qualidades dinâmicas na interação de tons e tempos.
  • qualidades dinâmicas das pausas.

5 -qualificadores musicais

  • intensidade
  • timbre
  • registro
  • andamento.

6 – criação musical

  • musicalidade.
  • música e Vontade (uma consideração Schopenhaueriana).
  • a música como “biografia”.
  • pré ouvir / pós ouvir : o ouvido criativo.
  • orientações gerais para os exercícios (instrumentação real, formas básicas – AB, ABA, ABACADA…,

7 – exercícios

  • melodia simples – pentatônica / diatônica / cromática. (opção canção)
  • experimentações temporais com a melodia.
  • melodias complementares.
  • cânone
  • melodia acompanhada

Rolar para cima