estudos zuckerkandl

Grupos de leitura da obra de Victor Zuckerkandl

Grupos ativos
1 – A realidade da música (Die Wirklichkeit der Musik / Sound & Symbol) – início 27/8/2025
2 – Ser humano: el musico (Man the Musician) en Español – inicio 11/08/2025
3 – Ser humano: o músico (Man the Musician) – em andamento


Victor Zuckerkandl foi um músico e filósofo que, graças a sua sensibilidade, amplitude de conhecimento e, sobretudo, clareza e profundidade no pensar, deu grandes contribuições para a compreensão do fenômeno da música, do movimento, do tempo. Seu pensamento tem o poder de ser altamente transformador da nossa visão de mundo e do papel que a música tem dentro deste.

Embora nos últimos anos tenha havido um interesse crescente sobre sua obra, seus textos são ainda bastante desconhecidos, especialmente no Brasil. Por isso decidi oferecer estes grupos de leitura que integram um projeto maior de tradução e futura publicação dos escritos do autor em português.

Para conhecer um pouco sobre Victor Zuckerkandl leia o artigo Victor Zuckerkandl – um garimpo biográfico


Grupo 1 – “A realidade da música” (Die Wirklichkeit der Musik / Sound & Symbol)

Nova Turma ! Inscrições abertas.

Grandes temas: Tom / Movimento / Tempo / Espaço

Prefácio

Tom
1 – A qualidade dinâmica do tom
2 – A teoria do pulso
3 – O sistema dos tons
4 – Associacionismo
5 – Os três componentes da percepção sensorial
6 – O símbolo dinâmico

Movimento
Nota introdutória
7 – A experiência do movimento musical
8 – O real movimento dos tons
Intervalo – Escala – Cadência harmônica
9 – A continuidade do movimento tonal
Considerações filosóficas – Considerações psicológicas – Considerações musicais
10 – O “terceiro palco”

Tempo
11 – Métrica e ritmo
O componente temporal da música – Métrica musical – A qualidade dinâmica da métrica – Polaridade e intensificação – Choque com a filosofia – Projecionismo – Ritmo como experiência do tempo
12 – O conceito musical do tempo
Tempo é conteúdo vivencial – Tempo é portador de ação – O tempo não conhece igualdade de partes – Primeira digressão: a repetição na música – o tempo não conhece o transitório – Segunda digressão: a gestalt temporal – Existem dois tempos?
13 – A imagem tonal do tempo

Espaço
14 – A arte não espacial
15 – Espaço é algo audível?
16 – O espaço fluido não-local dos tons
17 – A ordenação do espaço auditivo
Tríade – Escala – A oitava – Conjunto
18 – Espaço como lugar e espaço como força
19 – Uma última palavra sobre altura tonal

Espaço
14 – A arte não espacial
15 – Espaço é algo audível?
16 – O espaço fluido não-local dos tons
17 – A ordenação do espaço auditivo
Tríade – Escala – A oitava – Conjunto
18 – Espaço como lugar e espaço como força
19 – Uma última palavra sobre altura tonal

Resumo e prospectiva


A quem se destina
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música.

Como acontece

  • Nos encontros a leitura é feita em português e comentada pelo condutor do estudo.
  • Os participantes recebem acesso à nossa plataforma de estudo onde, além das gravações dos encontros, são disponibilizados textos de apoio, links para gravações das obras citadas, análises musicais e demais materiais complementares.
  • Inclusão em um grupo de mensagens para comunicados sobre o estudo, perguntas e trocas entre os participantes.

Agenda 2025 (2o semestre)
Encontros às 4as feiras (salvo exceções, a cada 2 semanas), das 17h00 às 18h30. via plataforma Zoom.
Agosto 27 (início)
Setembro 10 e 24
Outubro 8 e 22
Novembro 5 e 19
Dezembro 3 e 17

É solicitada uma contribuição financeira livre no modelo AcordeSocial para apoio ao trabalho de tradução da obra de Zuckerkandl e a condução dos encontros.


Grupo 2 – “Ser humano: el musico” (Man the musician)en Español

¡Nueva clase! Inscripciones abiertas.

Temas principales: Musicalidad / El oído musical / Pensamiento musical

Musicalidad
Los dos conceptos de musicalidad
El significado de la canción
Palabras y tonos en la canción
La nueva dimensión
Música e interioridad
«Los límites de mi lenguaje son los límites de mi mundo»
Música y magia
Problema y solución: preguntas y respuestas

El oído musical

El mundo audible
Escuchar tonos
Escuchar las cualidades dinámicas del tono
Gestalt y cualidades dinámicas del tono: la Gestalt pseudotemporal
Fisiología y cualidades dinámicas del tono
Escuchar el movimiento
Susanne Langer: el yo que escucha el movimiento
Escuchar estructuras orgánicas

Pensamiento musical
Introducción
¿Cuál es la naturaleza del pensamiento?
Las dos fuentes creativas
Preludio en sol sostenido menor (Libro 1) – Preludio en do mayor (Libro
1) – Preludio en fa mayor (Libro 1) – Preludio en do mayor (Libro II) – Coral
armonización y variación – El desarrollo clásico
La fuente creativa singular
La mano del músico – música y matemáticas
Pensamiento musical
El problema de Chopin – Segundos pensamientos de Schubert – Cuadernos
de borrador de Beethoven
Pensamiento cognitivo y pensamiento creativo
La ley musical


A quién va dirigido
A profesionales y estudiantes del ámbito musical que deseen profundizar su experiencia y comprensión sobre la música.

Cómo ocurre

  • En las reuniones, la lectura se realiza en español y es comentada por el conductor del estudio.
  • Encuentros de 1hora 30 minutos de duración
  • Los participantes reciben acceso a nuestra plataforma de estudio donde, además de las grabaciones de las reuniones, se proporcionan textos de apoyo, enlaces a grabaciones de las obras citadas, análisis musicales y otros materiales que pueden complementar el estudio.
  • Inclusión en un grupo de mensajes para comunicados sobre el estudio, preguntas e intercambios entre los participantes.


Reuniones los lunes (salvo excepciones, cada dos semanas) a través de la plataforma Zoom.
Horario
Colombia, México y Perú: 19h00
Chile: 20h00
Argentina, Uruguay y Brasil : 21h00
Agenda 2025 (segundo semestre)
11 y 25 de agosto.
8 y 22 de septiembre.
6 y 20 de octubre.
3 y 17 de noviembre.
1 de diciembre.

Se solicita una contribución financiera mensual de US$10 para apoyar el trabajo de traducción de la obra de Zuckerkandl y la realización de los encuentros.


Grupo 3 – “Ser humano: o músico” (Man the musician)Turma em andamento

Grandes temas: Musicalidade / O ouvido musical / Pensamento musical

Musicalidade
Os dois conceitos de musicalidade
O significado da canção
Palavras e tons na canção
A nova dimensão
Música e interioridade
“Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”
Música e magia
Problema e solução – perguntas e respostas

O ouvido musical
O mundo audível
Ouvindo tons
Ouvindo qualidades dinâmicas do tom
Gestalt e qualidades dinâmicas do tom – A Gestalt pseudotemporal –
Fisiologia e qualidades dinâmicas do tom
Ouvindo movimento
Susanne Langer – O Eu que ouve movimento
Ouvindo estruturas orgânicas

Pensamento musical
Introdução
Qual é a natureza do pensamento?
As duas fontes criativas
Prelúdio em Sol sustenido menor (Livro 1) – Prelúdio em Dó maior (Livro
1) – Prelúdio em Fá maior (Livro 1) – Prelúdio em Dó maior (Livro II) – Coral
harmonização e variação – O desenvolvimento clássico
A fonte criativa singular
A mão do músico – música e matemática
Pensamento Musical
O problema de Chopin – Segundos pensamentos de Schubert – Cadernos
de rascunho de Beethoven
Pensamento cognitivo e pensamento criativo
A lei musical


A quem se destina
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música.

Agenda 2025 (2o semestre)
Encontros às 4as feiras (salvo exceções, a cada 2 semanas), das 17h00 às 18h30. via plataforma Zoom.
Agosto 6 e 20
Setembro 3 e 17
Outubro 1 e 29
Novembro 12 e 26
Dezembro 10

Como acontece

  • Nos encontros a leitura é feita em português e comentada pelo condutor do estudo.
  • Os participantes recebem acesso à nossa plataforma de estudo onde, além das gravações dos encontros, são disponibilizados textos de apoio, links para gravações das obras citadas, análises musicais e demais materiais complementares.
  • Inclusão em um grupo de mensagens para comunicados sobre o estudo, perguntas e trocas entre os participantes.

É solicitada uma contribuição financeira livre no modelo AcordeSocial para apoio ao trabalho de tradução da obra de Zuckerkandl e a condução dos encontros.

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