Grupos de leitura da obra de Victor Zuckerkandl

Victor Zuckerkandl foi um músico e filósofo que, graças a sua sensibilidade, amplitude de conhecimento e, sobretudo, clareza e profundidade no pensar, deu grandes contribuições para a compreensão do fenômeno da música, do movimento, do tempo. Seu pensamento tem o poder de ser altamente transformador da nossa visão de mundo e do papel que a música tem dentro deste.
Embora nos últimos anos tenha havido um interesse crescente sobre sua obra, seus textos são ainda bastante desconhecidos, especialmente no Brasil. Por isso decidi oferecer estes grupos de leitura que integram um projeto maior de tradução e futura publicação dos escritos do autor em português.
Para conhecer um pouco sobre Victor Zuckerkandl leia o artigo Victor Zuckerkandl – um garimpo biográfico
No momento, dois grupos de leitura de textos estão disponíveis aos interessados:
Grupo 1 – Ser humano: o músico (Man the Musician)
Grupo 2 – A realidade da música (Die Wirklichkeit der Musik / Sound & Symbol)
Em ambos os grupos a leitura é feita em português e comentada nos encontros.
Veja abaixo as informações específicas de cada grupo e como participar.
Grupo 1 – “Ser humano: o músico” (Man the musician)
Turma em andamento
Grandes temas: Musicalidade / O ouvido musical / Pensamento musical
MUSICALIDADE
Os dois conceitos de musicalidade
O significado da canção
Palavras e tons na canção
A nova dimensão
Música e interioridade
“Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”
Música e magia
Problema e solução – perguntas e respostas
O OUVIDO MUSICAL
O mundo audível
Ouvindo tons
Ouvindo qualidades dinâmicas do tom
Gestalt e qualidades dinâmicas do tom – A Gestalt pseudotemporal –
Fisiologia e qualidades dinâmicas do tom
Ouvindo movimento
Susanne Langer – O Eu que ouve movimento
Ouvindo estruturas orgânicas
PENSAMENTO MUSICAL
Introdução
Qual é a natureza do pensamento?
Victor Zuckerkandl – Um garimpo biográfico – Marcelo S. Petraglia 202018
As duas fontes criativas
Prelúdio em Sol sustenido menor (Livro 1) – Prelúdio em Dó maior (Livro
1) – Prelúdio em Fá maior (Livro 1) – Prelúdio em Dó maior (Livro II) – Coral
harmonização e variação – O desenvolvimento clássico
A fonte criativa singular
A mão do músico – música e matemática
Pensamento Musical
O problema de Chopin – Segundos pensamentos de Schubert – Cadernos
de rascunho de Beethoven
Pensamento cognitivo e pensamento criativo
A lei musica
A quem se destina
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música.
Agenda 2025 (1o semestre)
Encontros às 4as feiras (salvo exceções, a cada 2 semanas), das 17h00 às 18h30. via plataforma Zoom.
Fevereiro 5 e 19
Março 12 e 26
Abril 9 e 30
Maio 14 e 28
Junho 11 e 25
Contribuição financeira: a ser acordada individualmente com cada participante conforme a proposta do AcordeSocial. Clique aqui para saber como funciona.
Gostaria de participar? Preencha por favor o
Grupo 2 – “A realidade da música” (Die Wirklichkeit der Musik / Sound & Symbol)
Turma em andamento
Grandes temas: Tom / Movimento / Tempo / Espaço
Prefácio
Tom
1 – A qualidade dinâmica do tom
2 – A teoria do pulso
3 – O sistema dos tons
4 – Associacionismo
5 – Os três componentes da percepção sensorial
6 – O símbolo dinâmico
Movimento
Nota introdutória
7 – A experiência do movimento musical
8 – O real movimento dos tons
Intervalo – Escala – Cadência harmônica
9 – A continuidade do movimento tonal
Considerações filosóficas – Considerações psicológicas – Considerações musicais
10 – O “terceiro palco”
Tempo
11 – Métrica e ritmo
O componente temporal da música – Métrica musical – A qualidade dinâmica da métrica – Polaridade e intensificação – Choque com a filosofia – Projecionismo – Ritmo como experiência do tempo
12 – O conceito musical do tempo
Tempo é conteúdo vivencial – Tempo é portador de ação – O tempo não conhece igualdade de partes – Primeira digressão: a repetição na música – o tempo não conhece o transitório – Segunda digressão: a gestalt temporal – Existem dois tempos?
13 – A imagem tonal do tempo
Espaço
14 – A arte não espacial
15 – Espaço é algo audível?
16 – O espaço fluido não-local dos tons
17 – A ordenação do espaço auditivo
Tríade – Escala – A oitava – Conjunto
18 – Espaço como lugar e espaço como força
19 – Uma última palavra sobre altura tonal
Espaço
14 – A arte não espacial
15 – Espaço é algo audível?
16 – O espaço fluido não-local dos tons
17 – A ordenação do espaço auditivo
Tríade – Escala – A oitava – Conjunto
18 – Espaço como lugar e espaço como força
19 – Uma última palavra sobre altura tonal
Resumo e prospectiva
A quem se destina
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão sobre a música.
Agenda 2025 (1o semestre)
Encontros às 4as feiras (salvo exceções, a cada 2 semanas), das 17h00 às 18h30. via plataforma Zoom.
Fevereiro 12 e 26
Março 19
Abril 2 e 16
Maio 7 e 21
Junho 4 e 18
É solicitada uma contribuição financeira para apoio do trabalho de tradução e de condução dos encontros; esta deve ser acordada individualmente com cada participante conforme a proposta do AcordeSocial. Clique aqui saber como funciona.
Gostaria de participar?