Marcelo S. Petraglia – 1961

Dedico-me à docência, composição musical, criação de instrumentos, tradução de textos, tendo como interesse de meus estudos os fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e sua relação com o ser humano e o meio ambiente. Busco em meu trabalho novas possibilidades e significados para o fazer musical e a interação social.

Sou apaixonado por música, filosofia, pelo mar e o mundo da vela. Sempre que possível dou uma escapadinha para contemplar o horizonte. Sigo tentando me entender na esperança de conseguir sair desta vida um pouco melhor do que entrei.

formação musical básica

  • Ensino Fundamental na Escola Rudolf Steiner de São Paulo, onde iniciei meus estudos de Canto Coral e Flauta Doce.
  • Teoria Musical com M. Lúcia Paschoal
  • Aluno da Fundação das Artes de São Caetano do Sul – SP
  • Estudo de clarinete com Leonardo Righi e Marcelo Gutierez
  • Estudou Harmonia, Contra-Ponto e Análise com Ricardo Rizek
  • Clarinetista bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo

formação acadêmica

  • Licenciatura com habilitação em música pela Escola de Comunicações e Artes da USP – São Paulo – SP.
  • Especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU – São Paulo – SP
  • Mestre em Biologia Geral e Aplicada pelo Instituto de Biociências da UNESP – Botucatu – SP
  • Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP – São Paulo – SP

Currículo Lattes

formação complementar

  • Estudou no Emerson College – Inglaterra (Ursula Köepf – canto; Carol Fraser – teoria musical; Michael Deason-Barrow – canto e composição).
  • Estagiou na Nibble Skoolan (Suécia) com Pär Ahlbom – improvisação e jogos musicais.
  • Foi assistente de Manfred Bleffert na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte – Alemanha trabalhando na pesquisa e construção de instrumentos de metal.
  • Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro.
  • The Body as a Harp – Level 1 Tama-do Academy – França.

projetos atuais

projetos anteriores

Empresa OuvirAtivo, criada em 1994, para pesquisa e produção de instrumentos musicais.
A oficina OuvirAtivo, produziu durante mais de 15 anos , Kânteles, Gongos, Metalofones, Mesas Lira, instrumentos especiais para artistas professores, terapeutas e instituições culturais (veja alguns destes instrumentos aqui).
Posteriormente, com encerramento das atividades da oficina (a linha de produtos foi transferida para a empresa PulsandoSom), foi criado o Instituto OuvirAtivo, agregando diversos profissionais do campo da música, educação e do desenvolvimento organizacional.
Entre 2008 e 2021 (quando encerrou suas atividades), o IOA desenvolveu um intenso programa de cursos e oficinas sobre diversos temas relacionados à musica e o desenvolvimento humano.

parcerias com empresas que realizam trabalhos no âmbito organizacional:

  • Metanóia – Educação nos Negócios – São Paulo-SP.
  • ADIGO – Desenvolvimento Empresarial e Familiar
  • EcoSocial

Atuo desde 1998 em projetos de desenvolvimento organizacional tendo conduzido oficinas com atividades musicais para as seguintes empresas:

Abbott – Brasil / ABN-AMRO / Banco Itaú / BASF / BBV – Banco / Byofórmula / Bosch – Freios / C & A / Companhia Agrícola Botucatu / Cory – Produtos Alimentícios / Electrolux / Embelleze / Embraer / Gessy-Lever / G-Tec / IDC – Brasil / Instituto EcoSocial / Irbex – Confecções / Laboratório Fleury / Metanoia / Multialloy / Natura / Novelis / O Boticário / Orbitall / Petrobras / Porto Seguro – Seguros / RAW Material & RAW Alumínio / Roche / Solair – Pine Bank / SABESP / Grupo São Martinho / Scania / Semco / SENAC / Shell / Siemens / Solutia / Socks.Co / Visanet / Weleda.

atuou como docente nos seguintes projetos ou instituições

  • Compasso Virtual – Poiesis – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
  • Projeto de Pré Graduação – Terranova.
  • Antropomúsica – Itatiba – SP.
  • FMU – Pós Graduação em Musicoterapia.
  • Associação Sophia de Educação Antroposófica.
  • Curso de formação para músicos atuantes em hospitais e instituições de longa permanência – Hospital Premier – São Paulo-SP.
  • Colégio Waldorf Micael – São Paulo – SP
  • Escola Waldorf Aitiara – Botucatu – SP
  • Centro de Formação de Professores Waldorf – SP
  • Seminário Waldorf de Campinas – SP
  • Escola de Euritmia de São Paulo – SP
  • Seminário de professores Waldorf de Córdoba – Argentina.
  • Instituto Elo – Botucatu – SP
  • Instituto Visão Futuro – Porangaba-SP.
  • Associação Três Fontes – Campinas-SP.
  • Associação Sagres – Florianópolis.
  • Projeto Educação – AJFAC – Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – desenvolvimento musical para professores da Rede Municipal de São José dos Campos.
  • Capacitação de ADIs na Secretaria Municipal de Educação – Jacareí – SP.
  • Fundação Dom Cabral – MG
  • Circuito Gestão – Secretaria do Estado da Educação de São Paulo – SP
  • ABMA – Associação Brasileira de Medicina Antroposófica
  • De 1990 a 2004 foi docente e coordenador do SEPAPA – Seminário de Pedagogia Antroposófica para Professores Atuantes – Botucatu – SP.
  • IA – UNESP – Especialização em Arte Terapia
  • UniSanta – Santos-SP – Fundamentos da Pedagogia Waldorf.
  • Centro Universitário UniÍtalo.
  • Instituto Singularidades – Pós Graduação em “Autoconhecimento para a Formação do Educador”.
  • Conservatório Brasileiro de Música – Rio de Janeiro-RJ.
  • Universidade Sagrado Coração – Bauru-SP

produção artística – principais trabalhos

  • A Rixa das Bruxas (2020) com a Cia Terranova.
  • Na anatomia oca dos pássaros (2018) com a Cia Terranova.
  • O Rito do Som (2003) – apresentação musical com instrumentos de construção própria.
  • A Páscoa dos Elementos (2004) – para coro feminino, cordas e gongos.
  • Luminescência (1993) para o Ballet Stagium
  • The Conference of the Birds (1994) para o Williams College – Massachussets (USA)
  • Os Três Cabelos de Ouro do Diabo (1994), Sonho Nauta (1995) e A Bela Líria e a Serpente Verde (1999) para o Grupo de Euritmia de São Paulo.
  • CD Terramóbile (1998)
  • Duo Instrumental (1994 – 2001) com Saulo Camargo.
  • A História do Natal (1998) – para coro infantil.
  • Oratório São João Batista (1999) – para coro, barítono e tambor.
  • Entre 1995 e 1997, com o Grupo de Euritmia de São Paulo, apresentou-se em diversas cidades brasileiras, na Argentina e em uma turnê pela Alemanha, Suíça, Áustria e Holanda.

principais publicações

  • PETRAGLIA, M. S.; ANDRIOLO, A. Contribuição á compreensão da musicalidade a partir de uma pesquisa psicosocial. In European Review of Artistic Studies, ISSN 1647-3558, vol. 9, n. 1, pp. 1-19. 2018
  • PETRAGLIA, M. S. O fazer musical como caminho de conhecimento de si e conhecimento do outro no contexto empresarial. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP – São Paulo – SP, 2015.
  • PETRAGLIA, M. S.; QUEIROZ, G. J. P. O fazer musical em diálogo com a musicoterapia. In European Review of Artistic Studies, ISSN 1647-3558, vol. 4, n. 2, pp. 1-27. 2013
  • PETRAGLIA, M. S. A música e sua relação com o ser humano. Botucatu: OuvirAtivo, 2010.
  • PETRAGLIA, M. S.; GUERRINI, I.A. Efeitos complexos dos padrões sonoros em plantas. in Ensaios sobre caos e complexidade. GUERRINI, I. A. (org). Botucatu: FEPAF, 2009.
  • PETRAGLIA, M. S. Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós Graduação em Biologia geral e Aplicada do Instituto de Biociêcias da UNESP – Botucatu, SP, 2008.
  • PETRAGLIA, M. S. Figuras Sonoras – o fenômeno da interação vibração substância. CDRom Botucatu: OuvirAtivo, 2005.
Rolar para cima