
Formato: Online com duração de 3 meses.
Início: 12 de março 2025
Em música, “Harmonia” pode ser entendida como o conjunto das relações, movimentos e forças tonais em sua sucessão e configurações simultâneas. Cabe-lhe assim, um papel central na experiência musical, estando implicada sempre que dois ou mais tons se relacionam de alguma maneira. Seu estudo engloba, portanto, o conhecimento das qualidades dinâmicas dos tons (vetores de forças tonais), do pensamento musical (criação de significado musical) e das incontáveis possibilidades destas relações. Nota-se que cada sistema de tons faz emergir, e de certo modo impõe, uma ordenação própria às suas forças tonais; cria para si padrões e regularidades que garantem a direção e significado musical. Sem esta ordenação a própria experiência musical, do modo como a conhecemos, não existiria. Para aquele que quer compreender, vivenciar mais intensamente e operar com as forças musicais, cabe a tarefa de apropriar-se de suas leis e do seu modo operante, seja para deixar-se guiar por elas, seja para contrariá-las ou, no mais das vezes, jogar com elas de forma livre e criativa revelando novos significados de seu potencial.
Assim, este estudo pretende, investigar os elementos essenciais da harmonia, para que o participante ganhe mais autonomia e maravilhamento diante do fenômeno da música.
A quem se destina:
Estudantes de música em geral que queiram conhecer o funcionamento e as relações básicas da harmonia.
Pré-requisitos:
Ter conhecimento dos conceitos básicos da teoria musical; saber ler minimamente em claves de Sol e Fá.
Recomendado:
1) possuir ou ter acesso a um instrumento de teclado de qualquer tipo (piano, teclado eletrônico, escaleta, acordeão, cravo, clavicórdio, órgão de tubo!…)
2) possuir certa desenvoltura no meio digital e possibilidade de usar um software de notação musical (recomendamos o MuseScore).
3) estar presente nos encontros online e ter disponibilidade de aprox. 2 horas semanais para realização de tarefas.
Como acontece:
Este estudo se dá por meio de encontros online semanais de 2h onde serão apresentados os tópicos do assunto de forma dialogada, serão ouvidas e analisadas peças significativas de diversos períodos históricos como exemplo das questões abordadas, serão esclarecidas dúvidas e comentadas as tarefas realizadas pelos participantes. Entre o encontros, os participantes terão acesso a material estudo disponibilizado em nossa plataforma EAD, contendo áudios, textos, exercícios e slides com diagramas sintéticos dos assuntos estudados. Os encontros online são gravados e ficam disponíveis para consulta ao longo do período de estudo. Teremos um grupo no aplicativo Telegram para avisos, postagens de dúvidas e troca de informações em geral.
Vagas: 12
Formato e datas
10 encontros online, via plataforma Zoom.
Datas e horários
Sempre às quartas-feiras das 19h00 às 21h00.
Março: 12, 19 e 26
Abril: 2, 9, 16 e 30
Maio: 14, 21 e 28
Carga horária:
20h de aula + 20h para de estudo individual = 40h
Investimento:
A ser acordado individualmente com cada participante conforme a proposta do AcordeSocial. Clique abaixo para saber como funciona.
AcordeSocial
Para alguns dos programas de estudo estamos propondo um novo caminho para a definição do valor a ser pago pelo participante.
As ideias que norteiam esta proposta são:
1) uma busca por novas maneiras de se relacionar com o dinheiro e aumentar a consciência sobre o valor do trabalho.
2) pessoas diferentes tem necessidades e capacidades financeiras diferente. Cada um sabe do seu bolso.
3) quem oferece um serviço deve focar seus esforços em oferecer o melhor serviço possível. Cabe a quem é beneficiário deste serviço providenciar os meios financeiros para viabilizar o trabalho.
Em resumo: o cliente determina o valor a ser pago segundo sua capacidade, necessidade e consideração por quem está oferecendo o trabalho.
Ao definir o valor e forma de seu pagamento, pedimos que leve em consideração o seguinte:
1) em que medida o que está sendo oferecido lhe interessa?
2) qual valor o que está sendo oferecido tem para você?
3) qual é sua real condição financeira?
4) quanto gostaria de receber se estivesse ofertando este mesmo serviço/produto a outras pessoas?
5) quanto estaria disposto a pagar a mais para que outros menos favorecidos possam pagar menos? (sem prejuízo para quem oferece o trabalho.)
Após esta reflexão, ao preencher a ficha de inscrição do programa de estudo, indique no campo apropriado o valor e a forma de pagamento (parcelas) de sua contribuição.
IMPORTANTE: sua vaga no estudo escolhido estará confirmada somente após o pagamento de sua primeira parcela.
Perguntas e respostas:
P: possuindo o perfil adequado ao estudo, serei aceito independentemente do valor que proponho pagar?
R: sim, o valor proposto não é um critério de seleção.
P: posso oferecer algum tipo de serviço em troca pelo estudo?
R: não.
P: posso não pagar nada?
R: não.
P: se por alguma razão eu quiser ou precisar interromper o estudo, devo continuar pagando o que propus originalmente?
R: sim, pois isso impacta no orçamento geral do programa e afeta todos os envolvidos. Todavia, casos excepcionais podem ser avaliados individualmente.
P: os valores pagos por cada participante serão divulgados aos demais?
R: não, somente quem oferece o programa terá acesso a esta informação.
Esta proposta poderá com certeza ser em muito aprimorada com suas ideias e sugestões. Caso tenha alguma dúvida ou contribuição a dar entre em contato.
Tópicos de estudo (não necessariamente nesta sequência)
Introdução
O conceito de harmonia
– Breve consideração histórica
– O papel da escuta harmônica
Tons como vetores de força
Tons como entes sistêmicos num campo tonal
Centro tonal
– Centro tonal da peça
– Centros temporários e regiões tonais
– Tons em diversos estados de força (equilíbrio ou desequilíbrio)
O sentido harmônico implícito nas melodias
Melodias ressignificadas pela harmonia
Acordes e seus tipos
Tríades simples (M m d A)
Acordes de 7a, 9a, 11a, 13a…
Acordes de 6a 4a
Inversões de acordes
Outras configurações tonais
Dissonâncias e omissões
Funções tonais
O conceito de “função harmônica”
Símbolos das funções harmônicas
Relações de 5as
Ciclo harmônico escalar
Função dominante
Função subdominante
Ciclo de 5as e 4as
– Cadencias 1 (modos maior e menor)
Dominantes e Subdominantes individuais
(D) > X
DD
(S) > X
SS
– Cadencias 2 (modos maior e menor)
Relações de 3as
Relativas / Antirrelativas
Tr Ta Sr Sa
– Cadencias 3 (modos maior e menor)
Relações mediânticas
Modo maior
oTao oTa Tr+ Ta+ oTr oTro
Modo menor
+Tr+ +Tr Tao Tro +Ta +Ta+
– Cadencias 4 (modos maior e menor)
A modulação
Modulação diatônica
Modulação cromática
Modulação enarmônica
– Cadencias 5 (modos maior e menor)
Analise de peças
Antes de fazer sua inscrição, leia por favor a proposta do AcordeSocial